17.11.07

HackLab Arduino - Motor de Passo de Boi Bumbá

Arduino controlando motor de passo bipolar, com controle remoto


O motor de passo pertence a uma impressora que teve morte cerebral (cabeça de impressão), mas teve fonte e placa principal mantidas vivas apenas para alimentar o motor de passo. O
Arduino gera os bits de informação (12/passo) para o CI driver na placa principal. O potenciômetro regula a velocidade; o IR muda o sentido do movimento.
É o mesmo circuito do último dia do Workshop, melhorado com a regulagem de velocidade, e na programação, que agora usa o comando port ao invés de digitalWrite o que diminuiu o programa de 3200 para 2000 bytes. Além do ritmo, que não é mais forró...
Tosco, mas valeu a pena pela pesquisa, exercício, conhecimento adquirido e resultados.


Obs.: o ruído no vídeo é do foco da câmera, não do experimento.

7 comentários:

giuliano obici disse...

bacana meu caro Adilson... bela pesquisa... sugestão poe um sensor ai de grave pelo PD para controlar a dança do boneco pela batida da zabumba...

Adilson disse...

Giuliano,

boa sua idéia. Infelizmente desmontei a parafernália, e passei as 2 últimas semanas tentando desenvolver aquela placa melhorada para o arduino.

Eduardo Rangel disse...

Bom dia Adilson, acehei interessante o seu projeto com o arduino, eu comprei um e keria fazer o arduino controlando um braço mecanico com 6 motores de passo, e quem controlaria esses motores seriam um outro braço com 6 potenciometros, nao sei se conseguiu entender +/-, mas gostaria de saber se deveria como vc me dar alguns conselhos na elaboração e na programaçao também, meu email é eduardorangels@gmail.com desde já agradeço.

Adilson disse...

Eduardo, estou respondendo sua mensagem no fórum do Arduino:

http://www.arduino.cc/cgi-bin/yabb2/YaBB.pl?num=1241348111

Diogo disse...

Adilson, gostei muito do que você fe. Eu queria se pudese que vc me emviase o esquema do video como voce coloco para controlar com o controle. e se possivel algum material para eu tentar fazer algo parecido. como um carrinho controlado por controle remoto. Agradeceria muito a sua ajuda.

Diogo disse...

Adilson, gostei muito do que você fe. Eu queria se pudese que vc me emviase o esquema do video como voce coloco para controlar com o controle. e se possivel algum material para eu tentar fazer algo parecido. como um carrinho controlado por controle remoto. Agradeceria muito a sua ajuda.

Diogo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.